Explore a região centro
A Região Centro de Portugal ocupa cerca de 28.000 km2 e conta com cerca de 2.3 milhões de habitantes, constituindo aproximadamente 31% da área total de Portugal e 22% da população residente no país. É limitada a norte pela Região do Norte, a leste por Espanha, a sul pelo Alentejo, a sudoeste pela Região de Lisboa e a oeste pelo Oceano Atlântico.
A sua localização na parte central de Portugal confere-lhe uma posição estratégica uma vez que se situa entre os centros urbanos nacionais mais importantes: Lisboa e Porto. A sua vasta abrangência territorial faz com que seja a maior e mais diversificada região do país, sendo composta pelas sub-regiões de Aveiro, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Coimbra, Leiria, Médio Tejo, Oeste e Viseu Dão Lafões, e um total de 100 municípios.
Tendo em conta as dinâmicas populacionais, a região apresenta uma densidade populacional baixa, resultado das assimetrias existentes na região caracterizada pela desertificação das áreas do interior em contraste com as zonas costeiras, que são áreas mais povoadas e urbanizadas.
A economia regional é muito diversificada, sendo que o setor terciário é o que mais contribui para o valor bruto regional. O setor secundário também assume um papel muito relevante na economia regional e o setor primário é o que menos contribui.
A região Centro é muito rica em património natural e cultural, repleta de contrastes profundos, desde o mar da costa Atlântica às montanhas do interior e das grandes cidades às aldeias tradicionais.
A região inclui as montanhas do Sistema Montejunto-Estrela, destacando-se a Serra da Estrela, com as suas paisagens deslumbrantes e lagoas glaciares, e as Serras da Lousã, Açor e Caramulo.
Reconhecida como um dos mais importantes locais de peregrinação do mundo, a cidade de Fátima é um dos destinos mais populares de Portugal e, portanto, um dos lugares mais visitados da região Centro.
A região conta também com termas que deram reconhecimento a cidades como a da Curia e do Luso, entre outras; ; e praias fluviais ou marítimas (279 km de costa Atlântica), das quais se destacam Peniche e Nazaré, mundialmente procuradas pela prática do surf, sendo a Nazaré conhecida pela maior onda do mundo, com 28,5 metros. Além disso, a região é dotada de 17 parques/reservas e paisagens protegidas, destacando-se a floresta do Buçaco. Apresenta um património cultural muito forte com 189 monumentos, sendo 4 destes classificados como Património Mundial da UNESCO, como os Mosteiros de Alcobaça e Batalha, o Convento de Cristo em Tomar e a Universidade de Coimbra, além de 5 cidades incluídas pela UNESCO na Rede de Cidades Criativas.
A região é marcada por lugares únicos como as Aldeias Históricas, as Aldeias do Xisto, os castelos medievais e as casas brancas (Óbidos), e cidades como Coimbra, conhecida por ser a cidade dos estudantes, Aveiro, entre a Ria e o Mar, e Viseu, Guarda e Castelo Branco, onde a arquitetura em pedra mantém as suas características originais.