Divulgado relatório sobre ODS nas empresas nacionais
O Observatório dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável nas empresas portuguesas divulgou os dados do seu segundo Relatório Anual, que visa avaliar como estão as empresas portuguesas a implementar os 17 objetivos sustentáveis da Agenda 2030.
O relatório foi elaborado com base num estudo que incidiu sobre 169 empresas, das quais 108 são Pequenas e Médias Empresas (PME) e 61 são Grandes Empresas (GE).
O estudo demonstra que a perceção do conceito de sustentabilidade pelas empresas é bastante acentuada, com 96,8% (GE) e 87,1% (PME) a concordar que a sustentabilidade poderá melhorar substancialmente a competitividade da sua empresa.
Nesse âmbito, 77,1% (GE) e 85,2% (PME) discordam que a sustentabilidade poderá por em causa a viabilidade da empresa e 91,7% (GE) e 61,1% (PME) concordam que a sustentabilidade poderá mudar a forma como a empresa faz o seu negócio.
A esmagadora maioria – 98,4% (GE) e 93,5% (PME) – está convicta que a sustentabilidade trará benefícios para o seu negócio.
A maioria (75,5%) das Grandes Empresas e 49% das PME afirmam que a sustentabilidade já mudou a sua forma de fazer negócio e já “passaram da intenção à ação”.
O estudo identificou a existência de um “gap” entre a possibilidade da sustentabilidade mudar a forma como as empresas conduzem os seus negócios e a mudança efetiva observada. “Isto sugere que as empresas esperam um impacto positivo ainda maior da sustentabilidade nas suas operações, uma vez que a grande maioria reconhece os benefícios da sustentabilidade para os negócios e a sua competitividade”, pode ler-se nas conclusões do documento.
As conclusões deste estudo revelam que 78,7% das Grandes Empresas afirmam saber como atuar na sustentabilidade e nos ODS e estão a operacionalizar essa atuação mas apenas 25,0% das PME consultadas refere ter essa capacidade e apontam como principal barreira para a adoção dos ODS a “falta de conhecimento sobre como operacionalizar”.
As Grandes Empresas apontam como obstáculos suplementares a “falta de recursos” e a “falta de conhecimento sobre os ODS”, sendo este último motivo partilhado pelas PME, juntamente com o facto de não percecionarem “business case“.
Relativamente ao conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os respetivos targets, 73,8% das GE e 42,6% das PME revelaram ter conhecimento sobre os ODS e 46% das GE e 16,7% das PME revelaram ter conhecimento dos targets dos ODS.
Relativamente ao alinhamento dos ODS com a estratégia empresarial, 78,7% das GE e 63,9% das PME afirmam ver os ODS “como uma oportunidade de negócio”.
O Observatório dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável nas empresas portuguesas é uma iniciativa do Center for Responsible Business & Leadership (CRB) da Católica-Lisbon.