Capital Europeia do Turismo Inteligente (candidaturas abertas)
Estão em curso as candidaturas ao Concurso Capital Europeia do Turismo Inteligente (European Capital of Smart Tourism), uma iniciativa da União Europeia, financiada pelo programa COSME e que visa fortalecer o desenvolvimento inovador gerado pelo turismo, nas cidades europeias e arredores, aumentando a atratividade e promovendo o crescimento económico e a criação de empregos.
As cidades participantes são valorizadas nas seguintes áreas:
- Sustentabilidade
- Digitalização
- Património cultural e criatividade
- Acessibilidade
“Uma cidade que demonstre ser detentora das soluções mais inteligentes, inovadoras e abrangentes, em todas as áreas acima mencionadas, receberá o título de Capital Europeia do Turismo Inteligente 2025”, informa a organização.
Objetivos
O concurso reconhece realizações notáveis no turismo inteligente nas cidades europeias. O turismo inteligente responde a novos desafios e solicitações num setor em rápida mudança, incluindo: evolução de ferramentas, produtos e serviços digitais; oportunidades iguais e acesso para todos os visitantes; desenvolvimento sustentável da área local; e apoio às indústrias criativas, talentos e patrimónios locais.
Destinatários
O concurso está aberto aos Estados-Membros da UE e aos países que participam no programa COSME.
As cidades devem ter mais de 100.000 habitantes. Em países sem cidades com mais de 100.000 habitantes, é elegível a maior cidade. Para pequenos estados com número de habitantes abaixo de 1 milhão até 31 de dezembro de 2023, podem concorrer cidades com mais de 10.000 habitantes.
Por “cidade” entende-se uma área urbana (excluindo conurbações), como uma unidade administrativa regida por um conselho municipal ou outra forma de órgão eleito
O signatário da candidatura deve ser o Presidente da Câmara Municipal ou o representante, com mais alto escalão, autorizado pela legislação nacional a representar legalmente a cidade
Como participar
O prazo de candidatura estende-se até 31 de maio de 2024 (17h00, CET). As candidaturas devem ser submetidas em linha, em qualquer língua oficial da União Europeia.
Consulte o Guia de candidatura.
Critérios de seleção
- Quão inteligentes e viáveis são as medidas implementadas?
- Quão convincente é a abordagem estratégica em termos de ações sustentáveis? Quão duráveis são as medidas ao longo do tempo?
- Quão inclusivas são as medidas implementadas para diferentes grupos sociais?
- Existe um sistema de indicadores destinados a determinar a eficácia das medidas?
Prémios
O vencedor do título de Capital Europeia do Turismo Inteligente 2025 receberá apoio especializado de comunicação e branding na promoção do seu destino nos meios de comunicação social e em linha, uma escultura para o centro da sua cidade, um vídeo promocional representando o seu destino e práticas de turismo inteligente, e muitos outras ações promocionais da UE que visam aumentar a visibilidade da cidade e aumentar o número de visitantes.
Contacto
Para mais informações, contacte através do e-mail: info@SmartTourismCapital.eu.