Três formações ESG em Maio (para micro, pequenas, médias e grandes empresas)

Em maio vai decorrer mais um ciclo de ações de capacitação online dedicadas ao tema “Gestão ESG – Alcançar a sustentabilidade ambiental, social e de governação”. As três formações são promovidas pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Empresas Turismo 360º.

“O Programa tem na sua base a capacitação das empresas do turismo em sustentabilidade e em gestão ESG – Environmental, Social and Governance, para que obtenham os conhecimentos técnicos necessários à incorporação de indicadores de medição do desempenho ambiental, social e de governação nos seus processos internos e à realização do respetivo reporte por via da produção de um relatório de sustentabilidade adequado à dimensão e ao tipo de atividade que desenvolvem”, informa o Turismo de Portugal.

Estas formações são dirigidas a gestores e técnicos nas áreas de estratégia, inovação ou sustentabilidade de micro, pequenas, médias ou grandes empresas no setor do turismo.

Médias e Grandes Empresas

Micro e Pequenas Empresas

Objetivos das formações

  • Adquirir conhecimento nos temas emergentes da sustentabilidade e da gestão ESG;
  • Conhecer a visão e as exigências do setor financeiro para o acesso ao financiamento;
  • Dominar os requisitos subjacentes à legislação que está a ser definida na Europa e em Portugal em matéria de reporte de informação não financeira;
  • Compreender os desafios de mercado que advêm dos compromissos de Portugal e da Europa face às alterações climáticas e às questões sociais emergentes;
  • Conhecer estratégias de redução de custos através da diminuição do impacte ambiental e do reforço do impacte social;
  • Aceder a indicadores setoriais ESG;
  • Apreender técnicas de recolha, gestão e reporte de informação ESG.

Principais conteúdos

  • ​Os desafios e as oportunidades da sustentabilidade;
  • Iniciar uma jornada de sustentabilidade;
  • A importância do reporte não financeiro;
  • Estrutura e conteúdo de um relatório de sustentabilidade;
  • Materialidade e indicadores ESG – Environmental, Social & Governance setoriais;
  • Técnicas e procedimentos de recolha, gestão e reporte de informação ESG.​

As ações decorrem online e em​ direto, na Academia Digital ​do Turismo de Portugal.
A frequência é gratuita, mas sujeita a inscrição naquela Academia e a participação é limitada à disponibilidade existente e sujeita a confirmação.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Adesão ao Programa Empresas Turismo 360º

Para além das ações de capacitação, o portefólio exclusivo do Programa Empresas Turismo 360°, inclui um conjunto de ferramentas que abarca todo o processo de recolha, medição, monitorização e relato das práticas ambientais, sociais e de governação – cuja utilização é restrita às empresas aderentes ao Programa –, incluindo um Guia de Apoio ao Relato do Desempenho em Sustentabilidade (um manual explicativo dos procedimentos de reporte das práticas ambientais, sociais e de governação, disponibilizado em duas versões consoante a dimensão do operador) e uma ferramenta digital inovadora de analytics e reporting dos dados associados às métricas setoriais de desempenho ESG.