Conheça o Júri Intermédio do 8º Concurso de Teses Académicas TCP

Adriana Rodrigues, Fiona Bakas e Ana Rajado integram o Júri Intermédio da oitava edição do Concurso de Teses Académicas do Turismo Centro de Portugal.

Júri Intermédio vai decidir quais são as cinco teses finalistas em cada categoria (Mestrado e Doutoramento).

Nota: A presente edição do concurso apresenta apenas quatro teses finalistas na categoria de Doutoramento.

As avaliações serão feitas de acordo com os seguintes critérios: Impacto da tese nas empresas turísticas e/ou nas entidades públicas com competências no setor, qualidade científica, originalidade dos trabalhos, incidência na região Centro, tal como consta nas condições gerais.

Conheça melhor os jurados:

Adriana Rodrigues

 

 


Adriana Rodrigues é chefe do Núcleo Comunicação, Imagem e Relações Públicas na Turismo Centro de Portugal. Exerceu o cargo de Núcleo Administração Geral e Comunicação, de 2014 a 2019, na mesma entidade.

É presidente da Direção da Centro de Portugal Film Commission desde 2021.

É doutorada em Psicologia Social Aplicada aos Contextos Organizacionais e Político-Jurídicos pela Universidade de Santiago de Compostela; é licenciada em Psicologia, Ramo Trabalho e Organizações, pela Faculdade Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Coimbra; e tem uma Pós-Graduação em Comunicação Empresarial, pela Porto Business School.

Iniciou sua carreira profissional como técnica de Recursos Humanos em dois grandes grupos nacionais: Unicer (2004 – 2006) e Visabeira (2006-2007). De 2007 a 2009, foi diretora de Desenvolvimento Organizacional no IPDT – Instituto de Planejamento e Desenvolvimento do Turismo. De 2009 a 2013, foi vereadora da Câmara Municipal de Vale de Cambra nas áreas de Cultura, Desporto, Turismo, Associativismo e Juventude.

Fiona Bakas

 

 

Fiona Bakas é meia-grega, meia-inglesa e é investigadora e professora de turismo crítico com experiência internacional de ensino.

É doutorada em Turismo (pela Universidade de Otago, Nova Zelândia), e é docente da área do turismo na Universidade Lusófona (Centro Universitário de Lisboa) e no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. É investigadora colaboradora do Observatório de Turismo Criativo CREATOUR, membro do centro de investigação Territur, investigadora associada ao Deree-The American College of Greece e membro associado da ONG Equality in Tourism, UK.

Além de suas conquistas acadêmicas, nos seus tempos livres a Fiona é uma dançarina folclórica, gosta de fazer bolsas de couro e plantar muitas plantas! Vive numa casa ‘off-grid‘ com eletricidade solar, na Serra da Lousa, perto das aldeias do Xisto e é membro da associação cultural Lousitânea que organiza o carnaval de Entrudo de Góis, sobre o qual também está a realizar investigação.

 

Ana Rajado

 

 

Ana Rajado é licenciada em Geografia (estudos ambientais) pela Universidade de Coimbra e mestre em História Contemporânea pelo IHC (FCSH-UNL), e é professora de Geografia.

Foi investigadora no IHC (FCSH-UNL) e CEGOT (Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território).

Participou em projetos internacionais, em equipas de investigação e associações científicas, com artigos publicados em revistas com arbitragem científica. Colaborou na organização e coordenação de eventos científicos.

Tem como áreas de interesse na investigação a Geografia Humana, as condições de vida na atualidade, nomeadamente o impacto do sector do turismo e as dinâmicas territoriais campo/cidade.

 

O concurso

Concurso de Teses Académicas, organizado anualmente pelo Turismo Centro de Portugal, tem como objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.

Mais informações sobre o Concurso de Teses Académicas