Caminho de Cabras vence Concurso de Empreendedorismo Turístico TCP
O projeto Caminho de Cabras, promovido por João Martins e India Guest, é o grande vencedor da nona edição do Prémio José Manuel Alves, concurso de empreendedorismo turístico do Turismo Centro de Portugal.
Trata-se de um projeto pioneiro de turismo pastoril, sediado na Serra da Estrela, onde caprinos de carga são treinados para acompanhar caminhantes e aventureiros no parque natural da Serra da Estrela.
“Este projecto é o primeiro do género em Portugal, importando dos E.U.A o crescente desporto do ‘caprinismo’ (goat packing), utilizando raças de caprinos endémicas da nossa região. Os caprinos de carga podem transportar 30% do seu peso corporal e são os animais de carga mais ágeis, amigáveis e faceis de lidar. Oferecem uma forma sustentável, inovativa e divertida de transportar piqueniques e outros equipamentos para os locais mais selvagens de Portugal”, afirmam os promotores.

As caminhadas com caprinos de carga possibilitam o acesso à natureza e atividades ao ar livre a diversos grupos e comunidades.
“A Caminho de Cabras é uma extensão e evolução das antigas tradições de pastorícia e transumância da Serra da Estrela. Baseia-se nas tendências crescentes de turismo sustentável e ecológico, e existe em harmonia com a natureza e a cultura”.
O projeto foi selecionado pelo Júri Final, composto por Miguel Mendes (Turismo de Portugal), Jorge Pessoa (Associação Empresarial da Beira Baixa) e Guilherme Fonseca (Portugal Ventures), tendo as avaliações sido feitas de acordo com os seguintes critérios: Viabilidade económico-financeira, grau de inovação do projeto, contributo do projeto para o desenvolvimento do setor na região Centro de Portugal, incluindo contributo para a sustentabilidade económica, ambiental e/ou social da região e experiência e competências demonstradas pelo(s) promotor(es).
Para além da distinção, o projeto vai ser contemplado com um prémio financeiro de cinco mil euros.
Prémio José Manuel Alves
O Prémio José Manuel Alves é organizado anualmente pelo Turismo Centro de Portugal e destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na Região Centro de Portugal, através do qual se pretende consagrar a melhor ideia de negócio no setor.
A designação homenageia o ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.