Prémios Xénios premeiam direção hoteleira em Portugal

Estão em curso as candidaturas à edição 2025 dos Prémios Xénios: Excelência na Hotelaria, concurso organizado pela ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal que distingue os profissionais da direção hoteleira em Portugal que se destacam anualmente (neste caso, em 2024), bem como o Melhor Parceiro de Negócio.

Nesta edição, os Prémios Xénios contam com duas novidades: uma nova categoria e uma nova ponderação para a seleção final dos vencedores.

Categorias a concurso

  • Melhor Diretor de Hotel
  • Melhor Jovem Diretor de Hotel
  • Melhor Diretor de Alojamentos
  • Melhor Diretor de F&B
  • Melhor Diretor Comercial/Marketing e Vendas
  • Melhor Gestor de Revenue Management (nova categoria)
  • Melhor Gestor de Potencial Humano
  • Melhor Parceiro de Negócios

Candidaturas

As candidaturas aos Xénios 2025 decorrem até dia 2 de fevereiro, e devem ser enviadas por e-mail para geral@adhp.org, juntamente com um texto justificativo, resumindo o motivo da proposta, bem como um curriculum vitae que descreva e comprove a experiência profissional ou as ações desenvolvidas no ano transato.

A ADHP informa que, além das candidaturas autónomas, é possível propor candidatos para qualquer categoria, sendo que apenas serão aceites as candidaturas de profissionais que tenham estado ao serviço durante a maior parte do ano de 2024.

“À semelhança dos anos anteriores, os nomeados serão, posteriormente, avaliados por um júri composto por profissionais de referência no setor, ao qual se juntará como critério de seleção, este ano, a votação online”, informa a organização.

Consulte o regulamento da presente edição dos Prémios Xénios

Prémios Xénios

“Os Prémios Xénios são uma ocasião ímpar para reconhecer o trabalho extraordinário dos diretores de hotel, que são um dos principais pilares do sucesso do turismo em Portugal. É através do seu empenho, compromisso e dedicação que a nossa hotelaria se mantém como referência de excelência a nível internacional. Estes prémios representam a missão da ADHP de valorizar e destacar o talento, reforçando a importância do capital humano na construção do futuro da hoteleira”, afirma Fernando Garrido, Presidente da ADHP.

A designação remonta à antiguidade grega, ao Zeus Xenio, padroeiro da hospitalidade e dos convidados.

Mais informações