Formação AQUA+Hotéis em março para promover eficiência energética
Em março vai decorrer uma ação de formação online no âmbito da nova edição do Curso AQUA+, nas vertentes AQUA+ Comércio & Serviços, que inclui a vertente AQUA+ Hotéis e AQUA+ Escritórios, organizadas e ministradas pela Academia ADENE.
O sistema AQUA+ Hotéis surgiu no âmbito de um protocolo celebrado entre o Turismo de Portugal e a ADENE (Agência para a Energia) em dezembro de 2021, que prevê a colaboração de ambas as entidades em iniciativas e projetos que visem promover a eficiência energética, hídrica e da mobilidade sustentável no setor do turismo, no contexto dos objetivos do Plano Turismo +Sustentável 2020-2023.
“Sendo a sustentabilidade apontada com um dos pilares fundamentais do futuro da atividade turística, o AQUA+ Hotéis, enquanto instrumento de apoio à gestão eficiente da água, representa uma mais-valia para os empreendimentos turísticos que procuram, cada vez mais, afirmar-se como uma oferta sustentável”, informa o Turismo de Portugal.
AQUA+ Hotéis
É um instrumento simples, ágil e voluntário que permite a avaliação e classificação da eficiência hídrica dos empreendimentos turísticos e dos alojamentos locais, em todas as suas fases de vida (projeto, construção, em uso e reabilitação), constituindo-se como uma importante ferramenta no apoio à transição sustentável da oferta turística em Portugal.
Com base nos pressupostos do programa AQUA+ (Sistema de Classificação da Eficiência Hídrica de Edifícios), a ADENE disponibiliza o AQUA+ Hotéis, com vista a apoiar o setor do turismo na gestão de recursos hídricos, contribuindo para a sustentabilidade dos empreendimentos e estabelecimentos que vierem a aderir a esta classificação.
O sistema AQUA+ Hotéis destina-se aos promotores imobiliários que atuam no alojamento, nomeadamente:
- Empreendimentos turísticos (excluindo parques de campismo e caravanismo)
- Alojamento local
“Com o sistema AQUA+ Hotéis, o setor passa a ter ao seu dispor uma ferramenta de avaliação e comparação da eficiência hídrica dos edifícios e infraestruturas hoteleiras, aplicável a nível nacional, para suporte à emissão de uma classificação do desempenho hídrico, numa escala de eficiência de F (menos eficiente) a A+ (mais eficiente). O nível de eficiência no uso da água é avaliado por empresas e auditores qualificados que também identificam medidas de melhoria, novas soluções e melhores práticas, potenciando a opção de substituição e seleção de novos equipamentos”.
Segundo a ADENE, para classificar, valorizar e melhorar o uso da água nos empreendimentos e estabelecimentos, são avaliados:
- fontes e redes de água
- usos exteriores de água
- piscinas e SPA’s
- unidades de alojamento
- casas de banho comuns e balneários
- cozinha e restauração
- lavandaria e espaços comerciais
- campos de golfe
- sistemas de produção e distribuição de água quente
- ações para a eficiência hídrica
Prémio Nacional de Turismo
O projeto AQUA+ Hotéis foi um dos vencedores da 5.ª edição do Prémio Nacional de Turismo, na categoria Turismo Sustentável, vendo reconhecida a sua relevância por, numa perspetiva infraestrutural, permitir otimizar o uso da água sem depender necessariamente dos comportamentos dos hóspedes.
Formações AQUA+ 2025
Curso de Gestores e Auditores AQUA+ de Eficiência Hídrica AQUA+ Comércio&Serviços (inclui AQUA+ Hotéis e AQUA+ Escritórios)
- 6 março de 2025 (módulo assíncrono)
- 18, 19 e 20 março de 2025 (módulo síncrono)