Conheça o Júri Final da X Edição do Prémio José Manuel Alves
Miguel Mendes e Guilherme Fonseca integram o Júri Final da presente X Edição do Prémio José Manuel Alves, concurso de empreendedorismo turístico do Turismo Centro de Portugal.
O Júri Final vai selecionar os três primeiros classificados do referido concurso que, para além da distinção, serão contemplados com um prémio monetário, nomeadamente:
1.º classificado: 5000 euros
2.º classificado: 2500 euros
3.º classificado: 1000 euros
As avaliações serão feitas de acordo com os seguintes critérios: Viabilidade económico-financeira, grau de inovação do projeto, contributo do projeto para o desenvolvimento do setor na região Centro de Portugal, incluindo contributo para a sustentabilidade económica, ambiental e/ou social da região, experiência e competências demonstradas pelo(s) promotor(es), como consta nas condições gerais.
Conheça melhor os jurados:
Miguel Mendes

Miguel Mendes, licenciado em Marketing, exerce a sua atividade no Turismo de Portugal desde abril de 2000.
Durante 22 anos exerceu funções como gestor de cliente na área de apoio ao empresário e ao investimento, onde prestou assistência técnica e financeira especializada às empresas, programas e incentivos financeiros ao investimento no turismo, desenvolvimento de negócio, conhecimento do setor, inovação e empreendedorismo.
Desde 2023 é gestor de projetos na Direção de Competitividade das Empresas – Departamento de Dinamização Empresarial, área diretamente responsável pelo desenvolvimento de iniciativas que visam o fomento do investimento no setor do turismo, dinamização de programas de financiamento e capacitação à melhoria das competências de gestão empresarial.
Assegura competências técnicas de apoio especializado às empresas turísticas no domínio das oportunidades de negócio ao investimento, parcerias, financiamento, e na área da sustentabilidade através do Programa Empresas Turismo 360º, e desempenho ESG.
Participa na dinamização de ações informativas, formação e capacitação, relacionadas com investimento, financiamento, estratégia e sustentabilidade.
Presta apoio técnico e acompanha o desenvolvimento de ferramentas de apoio à tomada de decisão, crescimento, e suporte do negócio das empresas turísticas.
Com uma forte experiência profissional no apoio especializado ao ecossistema turístico, e na gestão de programas de apoio financeiro e incentivos às empresas turísticas e às entidades públicas, ao longo do seu percurso profissional tem sido responsável por lecionar unidades curriculares na área do empreendedorismo e programas e incentivos financeiros ao investimento no turismo, para além de speaker e mentor em eventos, seminários e conferências, em representação do Turismo de Portugal, relacionados com estratégia, investimento e financiamento.
Guilherme Fonseca

Guilherme Fonseca é um gestor e economista com experiência em operações com fundos soberanos, hedge funds, family offices e sociedades de capital de risco.
Fez a Licenciatura em Economia na Universidade Católica Portuguesa, o Mestrado em Finanças na Nova SBE e o Doutoramento em Gestão Aplicada no ISCTE-IUL, possuindo também um diploma em Corporate Governance pela Nova SBE.
Foi Investment Associate da aceleradora/incubadora Startup Braga, tendo participado na criação e execução do SBS Capital Fund (sob a administração do ex-Secretário de Estado do Empreendedorismo do XIX Governo Constitucional de Portugal).
Posteriormente, foi Chief Strategy Officer e sócio da ISSHO Technology (empresa de software premiada pelo MIT Portugal) – até à data do seu exit – e colaborou com consultoras de M&A em projetos de exposição internacional.
Atual docente convidado da CESPU em Gestão Estratégica, foi guest speaker da Nova SBE em Raising Capital, desempenhando atualmente o cargo de Investment Manager na área de Tourism da Portugal Ventures.
Prémio José Manuel Alves
O Prémio José Manuel Alves, organizado anualmente pelo Turismo Centro de Portugal, destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na Região Centro de Portugal, através do qual se pretende consagrar a melhor ideia de negócio no setor.
A designação homenageia o ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.