Ride & Tile é o 2º classificado no Concurso de Empreendedorismo Turístico TCP
O projeto Ride & Tile, promovido por Nuno Zamaro é o segundo classificado da X Edição do Prémio José Manuel Alves, concurso de empreendedorismo turístico do Turismo Centro de Portugal.
Trata-se de um projeto que une duas expressões autênticas da cultura portuguesa: a bicicleta e o azulejo. “Mais do que um projeto de mobilidade, é uma homenagem ao património, à arte e à sustentabilidade, convidando o público a descobrir histórias e ‘estórias’ que unem o passado ao presente, pedalada a pedalada”, assegura Nuno Zamaro.
O projeto parte de uma bicicleta temática – única e decorada com azulejos inspirados em cada território – que percorre o país à procura de pessoas, tradições e paisagens que representem o ADN português. Cada episódio do Ride & Tile é um retrato vivo de uma comunidade, onde o azulejo serve de fio condutor e a bicicleta o meio para a descoberta.

“O nosso desígnio é Reforçar o orgulho identitário português e projetar o azulejo como símbolo de uma mobilidade suave, consciente e culturalmente enraizada. O projeto pretende ainda ser uma plataforma de divulgação criativa de territórios, saberes locais e modos de vida sustentáveis”, afirma o promotor.
O projeto foi selecionado pelo Júri Final, composto por Miguel Mendes (Turismo de Portugal) e Guilherme Fonseca (Portugal Ventures), tendo as avaliações sido feitas de acordo com os seguintes critérios: Viabilidade económico-financeira, grau de inovação do projeto, contributo do projeto para o desenvolvimento do setor na região Centro de Portugal, incluindo contributo para a sustentabilidade económica, ambiental e/ou social da região e experiência e competências demonstradas pelo(s) promotor(es).
Para além da distinção, o projeto vai ser contemplado com um prémio financeiro de 2500 euros.
Prémio José Manuel Alves
O Prémio José Manuel Alves é organizado anualmente pelo Turismo Centro de Portugal e destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na Região Centro de Portugal, através do qual se pretende consagrar a melhor ideia de negócio no setor.
A designação homenageia o ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.