Bussaco Eco Park vence Concurso de Empreendedorismo Turístico TCP
O projeto Bussaco Eco Park, promovido pela Geo2Go, é o grande vencedor da X Edição do Prémio José Manuel Alves, concurso de empreendedorismo turístico do Turismo Centro de Portugal.
Trata-se de um projeto cuja base essencial é o turismo de Natureza e à qual é acrescentada uma base logística capaz de garantir uma oferta local associada a atividades de aventura e de bem-estar. O projeto apresenta, dentro da área de 24 hectares do Bussaco Eco Park, atividades tão diversas como arborismo, paintball, experiências todo-o-terreno para crianças, pistas de BTT (enduro) ou propostas de caminhadas, espaços para Yoga, meditação, ou até massagens na floresta.
Ao mesmo tempo esta base logística será capaz de organizar o território em experiências autênticas, utilizando os recursos do Bussaco Eco Park e do próprio território, criando produtos únicos – por exemplo, uma atividade com veículos elétricos SWINCAR para descobrir a rota dos soldados napoleónicos na Batalha do Bussaco; ou uma expedição em bicicleta elétrica entre a Serra do Bussaco e a Serra do Alvão.

“Esta dinâmica assenta na existência de logística disponível e das sinergias resultantes do trabalho entre os diversos agentes no território, com foco nas diversas empresas de animação turística, que deixam de ser concorrentes para serem parceiras e complementares, mas também no alojamento e na restauração, mas sobretudo, com as comunidades locais de cada uma das aldeias, vilas que encerram em si um imenso património, verdadeiros recursos turísticos que quando conjugados criam produtos irrepetíveis e que ligam os participantes ao lugar, à terra, à natureza e às pessoas”, destaca o promotor.
O projeto foi selecionado pelo Júri Final, composto por Miguel Mendes (Turismo de Portugal) e Guilherme Fonseca (Portugal Ventures), tendo as avaliações sido feitas de acordo com os seguintes critérios: Viabilidade económico-financeira, grau de inovação do projeto, contributo do projeto para o desenvolvimento do setor na região Centro de Portugal, incluindo contributo para a sustentabilidade económica, ambiental e/ou social da região e experiência e competências demonstradas pelo(s) promotor(es).
Para além da distinção, o projeto vai ser contemplado com um prémio financeiro de cinco mil euros.
Prémio José Manuel Alves
O Prémio José Manuel Alves é organizado anualmente pelo Turismo Centro de Portugal e destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na Região Centro de Portugal, através do qual se pretende consagrar a melhor ideia de negócio no setor.
A designação homenageia o ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.