1.2 milhões para apoiar projetos simplificados de economia circular
Estão abertas as candidaturas ao aviso Economia Circular – Projetos Individuais – Operações de Regime Simplificado | Centro 2030, que visa apoiar PME da região Centro com projetos simplificados de economia circular, cobrindo até 50% dos custos elegíveis.
Este aviso visa apoiar e promover o diagnóstico tecnológico para avaliar a oportunidade de inovação e sustentabilidade e contribuir para a valorização do conhecimento científico e transferência de tecnologia para a economia regional através do apoio à realização de diagnósticos técnicos e/ou à avaliação de oportunidades de I&D em contexto empresarial e que potenciem a incorporação de melhorias de produtos e/ou de processos.
Tem como objetivo apoiar projetos empresariais individuais, de regime simplificado, exclusivamente centrados na aquisição de serviços de consultoria em inovação dirigidos à identificação de problemas técnicos ao nível de produtos e processos.
Destinatários
Micro, pequenas e médias empresas (PME)
Abrangência territorial
Região NUTS II – Centro. Inserido no programa CENTRO 2030, no âmbito da prioridade “Sustentabilidade e Transição Climática”.
Projetos enquadráveis
- Diagnósticos técnicos e tecnológicos para identificar problemas em produtos e processos
- Avaliação de oportunidades de I&D em contexto empresarial
- Projetos que promovam: Eficiência competitiva, Redução de desperdícios, Valorização da circularidade e melhorias em produtos e processos
Taxa de Incentivo
Trata-se de um Incentivo não reembolsável (subvenção a fundo perdido), com uma taxa de incentivo de até 50% das despesas elegíveis (valor indicativo para este regime simplificado).
Dotação
O presente aviso tem uma dotação de 1.200.000€ (fundo FEDER) e uma taxa máxima de cofinanciamento de 80%.
Candidaturas
As candidaturas podem ser submetidas até 27 de fevereiro de 2026.
Imagem: Freepik