10 tendências de viagem para 2022
Os turistas apresentam motivações e necessidades diferentes das verificadas até 2019.
O IPDT- Turismo e Consultoria reuniu um conjunto de 10 tendências com impacto no setor do turismo e das viagens para 2022:
- Testes à COVID-19 vão fazer parte da check-list do viajante. Será uma prática rotineira para poder usufruir de experiências e atividades em segurança e com maior liberdade.
- Gestão da pandemia é decisiva na escolha do destino. Com o sucesso do processo de vacinação, garantindo a segurança das pessoas, Portugal mantém uma posição de destino seguro.
- Continuar à descoberta do próprio país é uma tendência que veio para ficar, com os turistas a optar por realizar mais viagens internamente e a descobrir locais pouco explorados.
- Maior planeamento nas viagens internacionais. Além do tradicional roteiro de visita, o turista terá em conta elementos como processo de entrada no país ou os procedimentos a adotar caso teste positivo à COVID-19, bem como manter os seguros de viagem em dia.
- Friendscation. Com a privação do contato em tempos de pandemia, as viagens em família ou entre amigos são uma tendência para 2022.
- GOAT - Greatest of all trips. As restrições de viagens e as maiores poupanças, fruto do menor consumo verificado durante a pandemia, despertaram a vontade de viajar e de "concretizar sonhos".
- Beautification trips. Viajar para realizar tratamentos de beleza especializados é uma tendência, tanto para homens como para mulheres.
- Viagens sustentáveis. O turista procura viajar de uma forma mais responsável, estando mais atento ao comportamento das empresas e destinos, procurando atividades e serviços que permitam compensar a sua pegada de carbono.
- O turista viaja mais leve sendo o telemóvel uma ferramenta indispensável para a viagem, uma vez que reúne todas as informações necessárias. É a partir do telemóvel que a experiência do turista se desenvolve, devendo os destinos e empresas se adaptar a estes comportamentos.
- Afirmação das criptomoedas no turismo. As transações em moedas virtuais são mais frequentes e já utilizadas por várias empresas no setor do turismo. Prevê-se que seja um meio de pagamento a adotar nos próximos anos.