TOP5 prioridades para a Agenda do Turismo nacional em 2022
A 16ª edição da IPDT Tourism Conference decorreu online e em direto, no dia 16 de dezembro de 2021, tendo no painel de oradores, membros do governo, entidades regionais de turismo e associações do setor em Portugal, e ainda especialistas nacionais e internacionais.
No final da edição os participantes foram convidados a definir as principais áreas de intervenção no turismo para o ano de 2022.
Entre os dias 20 de dezembro de 2021 e 4 de janeiro 2022 foram rececionadas 209 respostas, na sua maioria de quadros de autarquia, instituições de ensino superior de turismo, operadores turísticos, associações e agentes do setor.
Entre os resultados deste desafio, a promoção da sustentabilidade no turismo registou 38,3% das respostas, estando no topo das prioridades da agenda do turismo para 2022. A procura por destinos com práticas sustentáveis é crescente, estando o turista mais atento aos comportamentos e ações concretas das empresas e dos destinos.
A segunda prioridade, reunindo 24,4% das respostas, é a capacitação dos recursos humanos, contando com as componentes individuais que coletivamente contribuem para a experiência de quem nos visita.
Com 19,1%, apresenta-se como a terceira prioridade, a redução da carga fiscal das empresas, assegurando a sua sustentabilidade financeira e competitividade.
A quarta prioridade para o turismo em 2022, igualmente com 19,1% das respostas, é a promoção do destino internacionalmente, apostando em novos mercados e ferramentas inovadoras para captar turistas qualificados para o nosso país.
Acelerar a inovação e a transição digital das empresas é a quinta prioridade, com 17,2% das respostas, apresentando-se como vetores estratégicos para o desenvolvimento do setor do turismo.