Satisfação Local
Uma comunidade local pode beneficiar ou sofrer com o turismo na sua região. O turismo pode trazer novas oportunidades de emprego, uma melhoria nos serviços sociais e nas infraestruturas, tornando-se assim uma vantagem para os residentes. No entanto, quando os destinos enfrentam problemas como a sobrelotação ou a escassez de recursos, os impactos negativos tornam-se predominantes. Para garantir um desenvolvimento turístico sustentável, é essencial incluir os residentes no planeamento e na elaboração de estratégias para o turismo, como por exemplo, realizar conversas regulares com os habitantes e oferecer à comunidade uma oportunidade de expressarem as suas preocupações em relação ao turismo no destino, o que ajuda, posteriormente, a prevenir o descontentamento dos residentes e, em casos extremos, a hostilidade em relação aos turistas.
Para a área temática da Satisfação Local são monitorizados diferentes indicadores como o Contributo da Atividade Turística para a Qualidade de Vida, o Contributo da Atividade Turística para a Identidade Regional ou o Nível de Satisfação Geral dos Residentes em relação ao Turismo, que pode ser visto abaixo. São exibidos os valores para os anos de 2022 a 2023:
